AO MINUTO: Recuperados superam novos casos. Há mais 97 internamentos

Notícias ao Minuto

Em véspera de feriado, Portugal está, esta segunda-feira, submetido a restrições para combater a Covid-19 mais apertadas.  

Para todo o território nacional, há tolerância de ponto, suspensão da atividade letiva e apelo à dispensa de trabalhadores do setor privado. Mantém-se também a limitação da circulação entre concelhos. Nas localidades classificadas como zonas de risco muito elevado e concelhos de risco extremo, os estabelecimentos de comércio encerraram às 15h00.

Entretanto, esta manhã, o primeiro-ministro convocou os partidos políticos para uma nova reunião sobre a situação epidemiológica da Covid-19 no país, no Infarmed, em Lisboa, prevista para as 10h00 de quinta-feira.

Pode consultar estes mapas interativos sobre a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h54 – Atualização dos números em Portugal. Portugal reportou mais 78 mortes relacionadas à Covid-19 e mais 3.262 diagnósticos positivos de SARSCoV-2, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) desta segunda-feira. Com esta atualização, o país acumula 298.061 infeções e 4.505 óbitos, desde o início da pandemia

Quanto ao número de internados, há 3.342 pessoas com Covid-19 hospitalizadas (mais 97 do que ontem), sendo que, destes, 525 encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos (menos 11 do que na véspera)

15h41 – Alemanha espera conseguir acordo sobre orçamentos europeus até fim do ano. O Governo alemão destacou hoje a importância do Estado de Direito na União Europeia (UE), a propósito do veto da Hungria e da Polónia aos orçamentos comunitários, mas mostra-se esperançoso numa solução até final do ano.

15h32 –  Hospitais de Coimbra dizem estar perto do limite da capacidade. O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está “muito próximo do limite de capacidade” de resposta à Covid-19, devido à falta de recursos humanos, afirmou hoje o presidente do conselho de administração da entidade.

15h24 – Fórum debate em Macau atividade no período pós-Covid-19. A mudança na tendência de desenvolvimento do mercado internacional de infraestruturas no período pós-Covid-19 vai estar em foco no 11.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infraestruturas, em Macau, foi hoje anunciado.

15h11 – Restaurantes e lojas poderão recusar pessoas não vacinadas no Reino Unido. Os cidadãos britânicos que escolherem não tomar a vacina contra a Covid-19 podem passar a ter a vida mais dificultada. De acordo com o The Guardian, que cita o novo secretário de Estado responsável pelo plano vacinação no Reino Unido, Nadhim Zahawi, restaurantes, bares, cinemas e lojas poderão negar a entrada a pessoas que não tenham prova de que foram vacinas contra o novo vírus. 

 

15h00 – Itália mantém restrições no Natal. O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou hoje que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio à economia devido à Covid-19.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos sobre a pandemia em Portugal e no Mundo, ocorridos durante a manhã e início da tarde desta segunda-feira.

Leitura Completa
Autor: Notícias ao Minuto