Reino Unido celebra Dia da Vitória com dois minutos de silêncio

Notícias ao Minuto

A bandeira nacional vai ser hasteada nos edifícios públicos, anunciou o governo britânico, que preparou um programa de celebrações que culminam com uma mensagem da rainha Isabel II na televisão às 21h00, a mesma hora que o pai, Jorge VI, falou para a rádio em 1945.

O 8 de maio de 1945 foi a data em que os países Aliados aceitaram a rendição condicional da Alemanha nazi, pondo fim à Segunda Guerra Mundial na frente europeia, passou a ser designado por Dia da Vitória na Europa [VE Day]. 

Após a mensagem da monarca, os britânicos são encorajados a cantar em coro, mas do interior de suas casas, a canção ‘We’ll Meet Again’, de Vera Lynn, celebrizada durante o conflito e a qual a rainha referiu a propósito do desafio colocado pela pandemia de covid-19.

O governo de Boris Johnson mudou o habitual feriado da primeira segunda-feira de maio para a sexta-feira seguinte para permitir um grande programa de celebrações, incluindo desfiles e festas de rua e o prolongamento do horário dos bares durante o fim de semana. 

Porém, o plano teve de ser alterado e restrito devido do regime de confinamento em vigor em 23 de março decretado por conter a propagação do novo coronavírus, que já matou 30.615 pessoas no Reino Unido. 

Leitura Completa
Autor: Notícias ao Minuto